quinta-feira, 19 de abril de 2012

FMI diz ter levantado US$ 320 bi em novos recursos

Fonte: Reuters

A Suécia disse que forneceria 10 bilhões de dólares e elevou o volume depois para 14,7 bilhões, enquanto a Dinamarca disse que daria 7 bilhões de dólares. A Noruega prometeu 9,3 bilhões de dólares.
O esforço para ampliar os cofres do FMI deve dominar a reunião de autoridades do G20 -grupo formado pelas principais economias do mundo- na quinta e sexta-feira.
Falando na Brookings Institution, Geithner afirmou que os compromissos que já surgiram devem mostrar aos mercados financeiros que o Fundo consegue angariar capital rapidamente quando necessário, perspectiva que deve aliviar o nervosismo relacionado à crise.
ESPERANÇA DE ACORDO
Apesar de a Europa ter ganhado alguns elogios pelas ações que adotou para construir suas próprias defesas visando a conter os problemas relacionados à dívida, o FMI alertou nesta semana que a crise ainda é a maior ameaça à economia mundial.
"A solução das questões na Europa não tem a ver com um firewall, tem a ver com decisões que serão tomadas na Europa sobre um período de tempo; e são as ações europeias que serão decisivas aqui, em oposição ao dinheiro de fora", disse o presidente do Banco Central do Canadá, Mark Carney, em entrevista à imprensa. Como os EUA, o Canadá descartou dar mais dinheiro ao FMI.
No México, o ministro das Finanças, José Antonio Meade, mostrou-se otimista com um acordo para mais dinheiro ao FMI. Ele disse que os compromissos feitos por Japão, Suécia e Dinamarca são um sinal de bom avanço -uma declaração potencialmente significativa uma vez que o México, como presidente do G20 neste ano, tem a chance de formatar não apenas a agenda, mas também o resultado das negociações deste ano.
Uma série de economias emergentes, incluindo Brasil, China e Rússia, tem adotado a cautela em relação a fornecer mais dinheiro ao FMI. Elas querem compromissos de que os novos recursos serão acompanhados por mais poder de voto na instituição.
(Reportagem adicional de Stella Dawson e Rachelle Younglai em Washington, Krista Hughes em Puerto Vallarta e Louise Egan em Ottawa)

Nenhum comentário: