terça-feira, 24 de março de 2015

S&P mantém nota de crédito e grau de investimento no Brasil



A agência de análise de risco Standard & Poor's  reafirmou nesta segunda-feira o rating de crédito da dívida de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil em "BBB-" e o rating de crédito da dívida de longo prazo em moeda local em "BBB+". A perspectiva sobre os ratings segue "estável" e reflete a expectativa da agência de que o "desafio político da correção em andamento das políticas vai continuar a reunir apoio da presidente, Dilma Rousseff, e no fim, do Congresso, restaurando de forma gradual a credibilidade política perdida e abrindo caminho para uma perspectiva de crescimento mais forte no próximo ano e depois".



Segundo a S&P, a presidente Dilma "enfrenta um cenário político e econômico extremamente desafiadores, em meio a um acentuado declínio nas taxas de aprovação, contração econômico e investigações da corrupção na Petrobras". Em uma guinada da política adotada no primeiro mandato, "a presidente encarregou sua equipe econômica a elaborar um considerável



ajuste em várias políticas - não apenas fiscal - para restaurar a credibilidade perdida e fortalecer os agora enfraquecidos perfis fiscal e econômico do Brasil", segundo a agência.



A S&P também reafirmou os ratings de curto prazo da dívida em moeda estrangeira em local em "A-3" e "A-2", respectivametne. A avaliação de transferência e conversibilidade ficou inalterada em "BBB+". O rating escala nacional do Brasil permanece inalterado em "brAAA", com perspectiva "estável".







Agências



A Moody’s havia sido a última a tomar uma ação de rating da nota brasileira em 2014. No dia 9 de setembro ela alterou a perspectiva da nota “Baa2” de estável para negativa. A Fitch afirmou a nota “BBB” do Brasil no dia 10 de julho do ano passado, com perspectiva estável. A S&P havia reduzido a classificação brasileira de “BBB” para “BBB-” no dia 24 de março de 2014, com perspectiva estável.


Fonte: Valor on line

Nenhum comentário: