Um tema interessante, é a contabilização que se refere a marcas e patentes, ainda mais no que tange a sua mensuração, como temática da convergência.
Segue uma matéria interessante....
Via Contabilidade Financeira
A revista Isto É Dinheiro apresenta a relação das marcas mais valiosas
do Brasil (As marcas mais valiosas do Brasil em 2012, 28 de abril de
2012, Ralphe MANZONI Jr.). Segundo o texto, o desempenho de 2012 mostra:
O valor das maiores marcas brasileiras caiu em 23% em 2012 em razão dos problemas externos e do comportamento da bolsa.
A valorização em dólar é de 35% desde 2009.
A maior empresa brasileira também foi considerada, pela terceira vez, a
marca mais valiosa do Brasil, com um valor de 10,5 bilhões de dólares
em 2011. A segunda marca é do Bradesco (6,7 bilhões), seguido do Itaú
(6,6 bilhões), Skol (4,7 bilhões) e Banco do Brasil (4,6 bilhões).
Pela primeira vez foi realizada uma análise por produtos, sendo que
três delas estão entre as mais bem classificadas (Skol, Brahma e
Antarctica).
A pesquisa também mediu a contribuição da marca para o desempenho das
vendas. Ou seja, quanto uma empresa perde de vendas se não tivesse uma
grife conhecida. A marca mais poderosa neste quesito é a Omo, seguido da
Coca-Cola, Trident, Johnie Walker e Bohemia.
A metodologia apresenta pela revista mostra que o valor final depende, e
muito, do comportamento do mercado acionário. Assim, se uma empresa
apresenta grande variação na cotação das suas ações, isto representaria
uma aproximação de valoração da marca.
Toda metodologia de mensuração de valor de marca é bastante
questionável. Em geral as marcas não são negociadas de maneira separada
da empresa. Somente quando isto acontece é possível estabelecer uma base
adequada para mensuração deste valor. Além disto, a própria redação da
metodologia é imprecisa e confusa o suficiente para evitar uma crítica
mais profunda. (o texto da metodologia fala em valor de mercado das
ações e compara com os intangíveis da empresa. Provavelmente o foco é o
valor do empreendimento, somando o valor da dívida também)
Outro aspecto que seria importante verificar e confrontar o valor da
marca com o gasto com publicidade. A marca Petrobras possui um valor de
10 bilhões e a empresa gasta 400 milhões de reais em publicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário