sexta-feira, 26 de março de 2010

Financeiro é peça-chave na criação de valor

por Verena Souza

25/03/2010

Fluxo de caixa descontado e análise de múltiplos são ferramentas essenciais para o processo

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) promoveu seminário, nesta quinta-feira (25), em São Paulo, para discutir os mecanismos de geração de valor nas empresas, que têm objetivo de promover maior competitividade.

Entre os executivos presentes, estava o gerente de relações com investidores (RI) da Ultrapar, Rodrigo Pizzinato. A petroquímica foi eleita a melhor empresa brasileira no quesito criação de valor do prêmio Abrasca, de outubro de 2009.

De acordo com Pizzinato, o diferencial está na disseminação, para todos os funcionários, do conceito “criação de valor”.

“O segredo é tê-lo como um elemento que está no sangue da companhia inteira. Isso faz parte dos nossos processos de decisão e de investimento”, afirmou o RI.

Mesmo diante da crise financeira, que afetou como um todo os setores da economia no Brasil, a Ultrapar gerou 46,33% de valor aos seus acionistas, o equivalente a R$ 2,3 bilhões no segundo semestre de 20009.

Além da Ultrapar, compareceram também ao evento os representantes, principalmente da área financeira, das empresas CTEEP, Eternit, Neovia e Vale.

Apesar do tema estar em evidência entre os altos executivos, as estratégias expostas para alcançá-lo parecem ser velhas conhecidas.

Fluxo de caixa descontado

Entre os mais comuns aplicados pelas empresas estão: fluxo de caixa descontado (FCD) e a análise de múltiplos (P/L, FV/Ebitda, EV/Ebitda, entre outros). No caso do FCD, é necessário calcular qual a receita que um determinado investimento deve gerar, além do impacto que isso terá no fluxo de caixa da organização. Isso tudo, descontado a uma taxa de risco a ser calculada. Se, após esse processo, o valor da companhia for aumentado, o investimento deverá ser feito.

Os cases das empresas presentes ressaltaram também a importância de fortes políticas sócio-ambientais, de transparência e governança corporativa.

No entanto, a área que concentra os maiores esforços para se atingir a tão almejada geração de valor parece mesmo ser a financeira.

“É importante ter uma equipe que faça o cálculo da criação de valor para o acionista, especialmente, se a companhia busca oportunidades de compra no mercado”, ponderou o diretor financeiro da Neovia, Luiz Walter Migueis Silva.

Via Financial Web

Nenhum comentário: