segunda-feira, 26 de abril de 2010

Especial IFRS PME: o que é idêntico ao modelo completo

por FinancialWeb
26/04/2010

Contudo, não há necessidade de apresentação de todas as informações de períodos anteriores


A adoção inicial das normas contábeis do IFRS no caso de pequenas e médias empresas garante uma flexibilidade aos contribuintes. É disso que trata a quinta notícia do Especial IFRS PME, publicado pelo FinancialWeb.
Conforme Ariovaldo dos Santos, professor da Fipecafi responsável pela análise de conteúdo, não há necessidade de apresentação de todas as informações de períodos anteriores. “Principalmente se a relação custo-benefício for desfavorável”, adicionou. “Supõe-se que o sujeito de pequena e média empresa tenha situações e atuações diferentes em relação às companhias maiores. Por isso, tem necessidades diferentes”, comentou. Vale ressaltar que a adoção inicial configura-se no único momento no qual é possível a utilização da reavaliação. Depois disso, não mais.
Contudo, existem alguns itens que possuem tratamento idêntico tanto nas PMES quanto nas companhias abertas. Segue abaixo:
  • Estrutura conceitual da contabilidade
  • Disponibilidades, Contas a Receber, Estoques, Ativos Especiais e Despesas Antecipadas
  • Ativo Diferido: este detalhe não existe nas normas internacionais e deverá ser mantido apenas até sua total amortização
  • Fornecedores, Empréstimos e Financiamentos (exceto pelos juros capitalizados para ativos qualificáveis), Impostos a Pagar e Provisões, Passos e Ativos Contingentes
  • Concessões
  • Combinação de Negócios, Fusão, Incorporação e Cisão
  • Transações entre Partes Relacionadas
As mudanças nos pronunciamentos, interpretações e orientações so valerão para as MPEs após emenda, CPC-PME.
Quem vai dizer isso para você é pó engenheiro da sua empres.a o tipo de equipamento pode ser diferente.

Nenhum comentário: